quarta-feira, 14 de outubro de 2009

História da Informática na Educação

O autor José Armando Valente aborda mais uma questão propícia para continuarmos a conversa sobre a importância da tecnologia educacional por meio do texto, A Informática na Educação no Brasil. Em que ele faz uma análise e contextualização histórica descrevendo de maneira clara como á tecnologia e com que caráter instrucional se deu o surgimento da informática na educação nos EUA, na França e como a partir daí influencio-se aqui no Brasil. Reiterando que o computador na educação deve auxiliar o aprendiz no processo de construção do conhecimento de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de Educação. Não devendo este ser utilizado apenas como um instrumento de simples transmissão de informação ao aprendiz.
Sabendo o docente que o uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem que enfatizem a construção do conhecimento apresenta grandes desafios e ainda é de responsabilidade do mesmo. Este que não precisa se sentir ameaçado, fator este que leva a alguns educadores não desejarem introduzir o uso do computador em sua prática. Ocasionando uma enorme perda, pois aqui no Brasil, já existe ótimos programas, que podem em muito auxiliar no processo ensino-aprendizagem. O que traria ótimos ganhos culturais e melhorias na prática docente e na relação dos educadores com estes novos aprendizes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário