quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ambientes de Aprendizagem reengenharia da sala de aula


Pensando-se nos modelos de sala de aula os quais percebemos que ainda continuam desarticulados do cotidiano e longe da realidade de muitos alunos, fator este que leva a existência de um “choque” na vida dos alunos. Se no cotidiano dos mesmos eles se vêm o tempo todo em contato com novas tecnologias, ainda hoje chegam à sala de aula e se deparam com pouquíssima ou quase nenhuma variabilidade, fugindo totalmente aos anseios e expectativa destes alunos. Por isso cabe a nós educadores adaptarmos, apresentando-lhes um modelo de prática educativa que os possibilite fazer uma articulação entre os conhecimentos que os cercam, os atrativos existentes fora do ambiente escolar, e os conteúdos escolares que precisam fazer parte do seu processo de formação.
Almejando diminuir a discrepância entre ambiente escolar e contexto de vida, Coscarelli por meio do texto “Ambiente de aprendizagem” reengenharia da sala de aula, aborda está problemática, a fim de que consigamos estabelecer á combinação de dimensões para a criação de um ambiente de aprendizagem, o qual se baseia em algumas das teorias educacionais mais recentes e defende a incorporação das tecnologias da informação e comunicação como suporte as ações educativas a fim de promover uma reengenharia da sala de aula, transformando-a em um ambiente mais rico e mais diversificado. Para isso faz o uso de metáforas em que a fogueira representa (informação), o poço d’água (conversa/interação), a caverna (conceitos) e a vida (contexto), (THORNBURG, 1998). Isto nos possibilta pensar em um ambiente de aprendizagem que amplie a dimensão educacional, integrando estes quatro tipos de espaço da metáfora à vida.
Penso que cada professor por mais que passem pelo mesmo processo de formação tem maneiras diferentes de conduzir a sala de aula. E para não ficar no tradicionalismo, o texto possibilita aos educadores maneiras a fim de que gostem e tenham afinidade com os novos modelos de adquirir informação, possibilitando-os alargar os horizontes, a exemplo fazer o uso da internet para buscas conquanto em sites seguros. Depois deste trabalho promover um grupo de discussão em sala de aula, onde cada um pode falar o que encontrou, ou até mesmo sugerir a criação de um blog em que eles interagem mesmo fora do ambiente escolar sobre um dado conteúdo. O que fará com que caminhem além, pois a escrita requer toda uma reelaboração do pensamento e da fala.
Como apresentam contexto de vidas diferentes com certeza cada um acrescentará algo novo, o que não só contribuirá para o enriquecimento pessoal de cada aluno, mas também do educador. Isso fará com que até mesmo os que não sentem muito á vontade para falar em público se expressem por meio do blog seus reais anseios tornando mais participativo e dinâmico a sala de aula.

Um comentário:

  1. Também sou estudante de pedagogia, da UFOP e gostei muito do seu texto.è uma pena que a reengenharia seja um tema pouco discutido.

    ResponderExcluir