segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Texto de Referencia: Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia






Por meio das constantes discussões empreendidas em nosso curso este semestre nas aulas de Estudos Tecnológicos sobre o uso das tecnologias na educação nos foi colocado a seguinte questão: Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônicas, na sala de aula? Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto?

O surgimento da informática e da telemática proporcionou a seus usuários – e entre eles. Obviamente, alunos e professores – a oportunidade de entrar em contato com as mais novas e recentes informações pesquisas e produções científica do mundo todo, em todas as áreas, a oportunidade de desenvolver a auto-aprendizagem e a interaprendizagem a distância a partir dos microcomputadores que se encontram nas bibliotecas, nas residências, nos locais de trabalho; fazendo surgirem novas formas de se construir o conhecimento e produzir trabalhos monográficos e relatórios científicos; proporcionando a integração de movimento, luz, som, imagem, filme, vídeo em novas apresentações de resultados de pesquisa e assuntos e temas para as aulas; possibilitando a orientação dos alunos em suas atividades não apenas nos momentos de aula, mas nos períodos “entre aulas” também; tornando possível, ainda, o desenvolvimento da criticidade para se situar diante de tudo o que vivencia por meio do computador, da curiosidade para buscar coisas novas, da criatividade para se expressar e refletir, da ética para discutir os valores contemporâneos e os emergentes em nossa sociedade e em nossa profissão.
Segundo o autor com essas novas tecnologias também se desenvolvem processos de aprendizagem a distância. São as listas e os grupos de discussão, é a elaboração de relatórios de pesquisa, é a construção em conjunto de conhecimentos e são os textos espelhando o conhecimento produzido, são os e-mail colocando professores e alunos em contato fora do horário de aula, é a facilidade de troca de informações e trabalhos a distância e num tempo de grande velocidade, é a possibilidade de buscar dados nos mais diversos centros de pesquisa através da internet.
Considerando assim que sem dúvida, toda essa nova tecnologia provoca o debate a respeito de seu uso, bem como do papel do professor e de sua mediação pedagógica no processo de aprendizagem. Com efeito, a tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e dependente desse processo. Ela tem sua importância apenas como um instrumento significativo para favorecer ou solucionar o problema educacional do Brasil. Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente, para o desenvolvimento educacional de nossos estudantes.
Ainda que o professor desempenhe o papel do especialista que possui conhecimentos e/ou experiências a comunicar, no mais das vezes desempenhará o papel de orientador das atividades do aluno, de consultor, de facilitador da aprendizagem de alguém que pode colaborar para dinamizar a aprendizagem do aluno, desempenhará o papel de quem trabalha em equipe, junto com o aluno, buscando os mesmos objetivos; numa palavra, desempenhará o papel de mediador pedagógico. A tecnologia a ser usada deverá ser variada e adequada aos objetivos devido ao processo de aprendizagem abranger o desenvolvimento intelectual, afetivo, o desenvolvimento de competências e de atitudes. Sendo assim é fundamental este caminhar junto, construindo passo a passo e lado a lado os sustentálos da nova educação.

Um comentário: